EDUFES | Livro publicado pela Edufes vence a segunda edição do Prêmio Book Brasil · Novidades
EDUFES

Livro publicado pela Edufes vence a segunda edição do Prêmio Book Brasil

Publicado pela Editora da Ufes (Edufes) em março de 2020, o livro As Matrioskas venceu a segunda edição do prêmio nacional Book Brasil, premiação filantrópica que busca valorizar a literatura e os autores brasileiros. Campeã na categoria Infantojuvenil, a obra escrita pela criciumense Cristiane Dias já havia sido vencedora do 4º Prêmio Ufes de Literatura na modalidade Literatura Juvenil.

As Matrioskas é uma obra de ficção que aborda os conflitos familiares, pessoais e de relacionamentos com os quais os jovens precisam lidar, fazendo um alerta para as tentadoras “oportunidades” que são oferecidas e que se tornam verdadeiras armadilhas. Os personagens juvenis possuem características como timidez, ingenuidade e simpatia, qualidades que, segundo a autora, algumas vezes são forjadas para encobrir a verdadeira intenção do mocinho que pode ser o vilão. Assim, a história se inspira no cotidiano, retratando situações da vida real de jovens que convivem com relações abusivas. Com 154 páginas, o livro está à venda somente no formato impresso, no site da Edufes, pelo valor de R$ 30.

Cristiane Dias é professora de línguas portuguesa e inglesa na rede estadual de educação de Santa Catarina desde 2002. A autora conta que, para escrever o livro, analisou histórias e conflitos vividos por seus alunos e colegas de profissão, observados em quase 20 anos de sala de aula, o que fez com que a obra fosse ganhando consistência. “Levei em consideração o senso comum, ou seja, o que as pessoas pensam quando veem uma matrioska: uma boneca com outra dentro e assim por diante. Esta é a premissa do livro: personagens que vão se revelando em camadas, segredos que vão sendo revelados e reviravoltas que vão acontecendo, pois nem tudo é o que parece ser”, explica.

Trajetória

Desde que venceu o Prêmio Ufes e teve o livro impresso pela Edufes, a editora vem acompanhando a trajetória da obra, que já obteve outras conquistas importantes, como ser um dos 50 semifinalistas no 4º Prêmio Guarulhos de Literatura. Para o diretor da Edufes, Wilberth Salgueiro, toda premiação é o reconhecimento do valor de algo e, no caso de um prêmio literário, o livro contemplado ganha um toque de diferença dos concorrentes. “As Matrioskas já tinha sido premiado entre dezenas de outros no IV Prêmio Ufes de Literatura. O novo prêmio, da Book Brasil, vem reafirmar a qualidade estética dessa intrigante narrativa, que deve ainda trazer novas e boas surpresas”, analisa ele, que assina o texto Literatura e resistência, inserido na obra como paratexto.

As Matrioskas disputou o prêmio com obras de todo o Brasil, inscritas em diversas categorias. “Conquistar este prêmio demonstra que a obra está alinhada com questões atuais, pertinentes ao público jovem e que chamou a atenção e o interesse dos leitores”, celebra Cristiane Dias, que ficou, ainda, em segundo lugar na categoria Autor do Ano da premiação.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Publicado em 22 de Março de 2021 - 15:04

Livro publicado pela Edufes vence a segunda edição do Prêmio Book Brasil