Convergência entre as artes é tema de livro
Interartes, a inteiração entre as artes, é a linha de pesquisa do professor Alexandre Siqueira de Freitas, autor de Ressonâncias: relações entre música e pintura. No dia 27 de julho de 2022, o autor lançou o livro para estudantes de Teoria da arte e música e convidados.
Durante o encontro, realizado na sala 12 do Cemuni V, Centro de Artes da Ufes, Alexandre fez uma explanação sobre o conteúdo do livro, o qual aborda as conexões entre as artes e faz uma articulação entre a instauração da obra artística (denominada poiética), a obra em si e o perceptor ou recriador. Houve momentos, durante o encontro, de exemplificações das relações entre pinturas (exibição de telas) e músicas (escuta). Foi, enfim, um momento de celebração pela publicação de um livro que é consequência de anos de pesquisas e admiração por todas as artes. “Antes do mestrado já tinha interesse pelas demais artes, além da música: museus, artes visuais, teatro. Fiz curso de direção teatral inclusive. Minha pergunta sempre era: ‘quais os elos que fazem modalidades artísticas conversarem? O que há de comum entre elas?’”.
Publicado pela Edufes, por meio de parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG), para integrar a Coleção Pesquisa Ufes, o livro é resultante da tese de doutorado do professor: “É um texto mais 'decantado'. Fiz alguns acrescimentos e tracei um percurso histórico sobre as classificações dos limites entre as artes, selecionei depoimentos de vários autores para mostrar como eles enxergavam esses limites. O interessante da primeira parte da obra, por exemplo, é que essas divisões variam de acordo com os olhares e os contextos históricos. Algumas artes, em determinado período, se aproximam mais que outras”.
Para ler o livro, basta acessar a página onde ele está publicado e clicar em Acesse aqui (abaixo da imagem de capa do título). A obra vai aparecer no formato PDF para você.
Aproveite e boa leitura.