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Edital 2020/01

Seleção de originais para publicação

De 1º a 15 de novembro de 2020 estiveram abertas as inscrições para a submissão e seleção de originais para publicação de livros impressos e digitais.

Todas as informações públicas sobre o processo de seleção estão lançadas nesta página em nosso site, no portal da Ufes (www.ufes.br) e no perfil @edufeseditora nas redes sociais.

Confira a seguir a íntegra do edital e os resultados de todas as etapas.

Clique aqui para acessar o EDITAL 01/2020 – EDITORA UNIVERSITÁRIA – EDUFES

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RESULTADO FINAL (atualizado em 21/07/2021)

I) Originais aprovados na etapa de avaliação por pareceristas ad hoc e selecionados para publicação:

  • A construção de face no discurso político [Título anterior: Trilhas pragmáticas da (des)construção de face no discurso jurídico] – Araceli Covre da Silva
  • A longevidade da forma urbana – Flávia Ribeiro Botechia
  • A partilha da cidade: a arquitetura e urbanismo entre desejos e simulacros – Lutero Proscholdt Almeida
  • A dialética da crise do jornalismo – Rafael Bellan Rodrigues de Souza
  • A paisagem colonizada na América Latina  – org. João Wesley de Souza
  • Ancestralidade e resistência em Ponciá Vicêncio, Beco da memória, Diário de Bitita e Ventos do apocalipse [Título anterior: Memória e resistência em Ponciá Vicêncio, Beco da memória, Diário de Bitita e Ventos do apocalipse] – Jurema Oliveira
  • Arte hacker: linguagens e materialidades da diferença tecnológica [Título anterior: Arte, mídia e diferença tecnológica: linguagens e materialidades estéticas] – Daniel de Souza Neves Hora
  • Comunicação e saúde em tempos de emergência, pandemia e desastres: somos todos atingidos – Adauto Emmerich Oliveira, Michele Nacif Antunes e Paola Pinheiro Bernardi Primo
  • Difusão, geopolítica e ensino do inglês na periferia do sistema – Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan
  • Ensaios e conferências sobre teatro, literatura, artes plásticas, música e crítica de arte – org. Gaspar Leal Paz, Thays Alves Costa e Erika Mariano Ribeiro
  • História econômica e cafeicultura na periferia do capitalismo: teoria, métodos e fontes documentais – Rogério Naques Faleiros, Rodrigo Fontanari e Pedro Geraldo Saadi Tosi
  • Joca e o labirinto. Abeiramentos e hibridação entre vídeo e literatura – Fernando Gómez Alvarez
  • Linguagem, pensamento e poesia. Leituras de João Cabral de Melo Neto e de João Guimarães Rosa – Fernando Mendes Pessoa
  • Modos de ensinar e aprender: a experiência do Laboratório de Aprendizagem da Ufes [Título anterior: A experiência do Laufes: narrativas sobre a gênese e os primeiros anos de um laboratório de aprendizagem] – Guilherme Santos Neves Neto e Jair Ronchi Filho
  • Música, matemática e educação: a teoria dos conjuntos e Villa-Lobos – Gean Pierre da Silva Campos
  • Narradores da maré: educação ambiental autopoiética com os manguezais e cotidianos escolares da Baía de Vitória, ES – Soler Gonzalez
  • Parcerias na universidade: educação e culturas – Erineu Foerste
  • Plantas medicinais e fitoterapia: saberes e práticas utilizadas na atenção básica – org. Magda Ribeiro de Castro Soares, Isabel de Souza Netto e Carlos Cerqueira Magalhães
  • Prática de saúde baseada em evidência ao alcance da graduação – org. Luciana Faria Sanglard, Livia Guimarães Zina e Caroline Rodrigues Thomes
  • Produção e publicação de revistas capixabas. Inventário em acervos públicos da região metropolitana de Vitória, 1912-2019 – org. Letícia Pedruzzi Fonseca
  • Teoria da dependência: guia para uma análise do mercado mundial – Rodrigo Straessli Pinto Franklin
  • Uma história brasileira das doenças. Volume 10 – org. Sebastião Pimentel Franco, Dilene Raimundo do Nascimento e Anny Jackeline Torres Silveira

Esses originais estão habilitados a entrar no fluxo de produção da Edufes. Cada proponente receberá por e-mail orientações sobre as próximas etapas do processo editorial.

II) Originais não aprovados na etapa de avaliação por pareceristas ad hoc:

  • Difusão oral da literatura e a contemporaneidade do sarau

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08/12/2020 - Resultado de recursos contra o indeferimento

O Edital 01/2020 não recebeu recursos contra o indeferimento das obras.

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01/12/2020 - Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas

O Edital 01/2020 recebeu a inscrição de 30 obras pertencentes a quatro Grandes Áreas e catorze Áreas do Conhecimento. As propostas foram enviadas por quatro servidores técnicos lotados em setores administrativos da Ufes e por 26 servidores docentes oriundos de cinco dos centros de ensino da universidade e, em sua maioria, vinculados a programas de pós-graduação.

As inscrições foram analisadas pelo Comitê Técnico da Edufes, que verificou a viabilidade técnica e o atendimento a todos os itens formais do edital.

Até o final do dia (01/12), cada proponente receberá por e-mail o parecer de sua obra, com o resultado da análise efetuada pelo Comitê Técnico e homologada pelo Conselho Editorial da Edufes.

O proponente de inscrição cujo deferimento final depende de ajustes deve atender às questões apontadas pelo Comitê Técnico e reenviar o material para o e-mail edital.edufes@gmail.com até o dia 18 de dezembro.

Conforme o cronograma estabelecido no edital, o período para apresentação de recursos compreende os dias 2 e 3 de dezembro. Os recursos devem ser enviados para o e-mail edital.edufes@gmail.com.

Inscrições indeferidas (atualização em 18/12/2020):

  • Alfabetização de crianças surdas: uma pesquisa historiográfica
  • Entre cadernos e discursos: uma história recente do ensino da leitura em terras capixabas (2001 a 2008)
  • Minorias midiatizadas: gêneros, etnias e territórios
  • Narrativas e experiências brincantes na educação física
  • Os sentidos da modernização: ensaios críticos sobre formação nacional e crise
  • Prevenção do câncer na educação básica

Inscrições deferidas (atualização em 18/12/2020):

  • A dialética crise do jornalismo
  • A experiência do Laufes: narrativas sobre a gênese e os primeiros anos de um laboratório de aprendizagem
  • A longevidade da forma urbana
  • A paisagem colonizada na América Latina
  • A partilha da cidade: a arquitetura e urbanismo entre desejos e simulacros
  • Arte, mídia e diferença tecnológica: linguagens e materialidades estéticas
  • Comunicação e saúde em tempos de emergência, pandemia e desastres: somos todos atingidos
  • Difusão, geopolítica e ensino do inglês na periferia do sistema
  • Difusão oral da literatura e a contemporaneidade do sarau
  • Ensaios e conferências sobre teatro, literatura, artes plásticas, música e crítica de arte
  • História econômica e cafeicultura na periferia do capitalismo: teoria, métodos e fontes documentais
  • Joca e o labirinto. Abeiramentos e hibridação entre vídeo e literatura
  • Linguagem, pensamento e poesia. Leituras de João Cabral de Melo Neto e de João Guimarães Rosa
  • Memória e resistência em Ponciá Vicêncio, Beco da memória, Diário de Bitita e Ventos do apocalipse
  • Música, matemática e educação: a teoria dos conjuntos e Villa-Lobos
  • Narradores da maré: educação ambiental autopoiética com os manguezais e cotidianos escolares da Baía de Vitória, ES
  • Parcerias na universidade: educação e culturas
  • Plantas medicinais e fitoterapia: saberes e práticas utilizadas na atenção básica
  • Prática de saúde baseada em evidência ao alcance da graduação
  • Produção e publicação de revistas capixabas. Inventário em acervos públicos da região metropolitana de Vitória, 1912-2019. Volume 1: Abordagem metodológica, histórica e analítica.
  • Teoria da dependência: guia para uma análise do mercado mundial
  • Trilhas pragmáticas da (des)construção de face no discurso jurídico
  • Uma história brasileira das doenças. Volume 10

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FAQ: dúvidas recebidas por e-mail

1) “Há previsão para prorrogação deste Edital?”
R: Não haverá prorrogação do período de inscrições.

2) “É preciso já enviar toda a obra para concorrer, ou somente as informações do formulário?” 
R: Sim, para concorrer é preciso inscrever a obra completa, concluída. A obra enviada deverá ser a versão final do autor/organizador.

3) "Precisamos apresentar, junto dos documentos de inscrição, os termos de cessão dos autores dos capítulos que compõem uma coletânea?" 
R: Não é necessário enviar esses termos no momento da inscrição. 
Aproveitamos para esclarecer que, diferentemente do termo de cessão de imagens, o termo de cessão dos autores de coletânea não deve ser feito diretamente à Edufes, mas sim ao organizador. Caso a obra seja aprovada pelo Comitê Técnico, este solicitará ao organizador a apresentação de cópias desses termos. 

4) “Gostaria de saber se o edital admite traduções.”
R: O Conselho Editorial da Edufes decidiu não aceitar inscrição de traduções, por esse tipo de obra não atender a alguns dispositivos do edital.

5) “Há possibilidade de incluir um prefácio de terceiro após o original ser analisado, isto é, incluí-lo caso o original seja contemplado para a publicação?”
R: Sim, é possível. De qualquer forma, recomenda-se já incluir uma apresentação da obra, escrita pelo(s) próprio(s) autor(es) ou organizador(es).

6) “O edital fala em até 250 páginas. Esse quantitativo deve ser exato?”
R: Poderão ser recebidas inscrições de obras cujo número de páginas seja aproximado do quantitativo mínimo e máximo estipulado no edital, numa margem de variação de até 10% para menos e mais, respectivamente. No entanto, na etapa de “Análise das inscrições pelo Comitê Técnico da Edufes”, esse Comitê poderá solicitar, como condicionante para o deferimento da inscrição, que o autor ajuste/reduza o tamanho dos originais, no prazo estipulado no Cronograma do edital (“Ajustes, por parte dos autores e organizadores, de questões indicadas pelo Comitê Técnico”).

7) “Seria possível que a organização e a submissão de obra no formato coletânea ocorra por docente da Ufes, reunindo, além de trabalhos próprios, artigos elaborados por discentes de programas de mestrado vinculados à instituição e por outros colaboradores?”
R: Sim. A obrigatoriedade é de um dos autores (em caso de obra em coautoria de até 3 autores) ou um dos organizadores (em caso de coletânea) ser docente ou técnico da Ufes. Sendo esse requisito cumprido, os demais autores/organizadores que compõem a obra podem ser docentes, discentes e técnicos da Ufes ou mesmo colaboradores de outras instituições.

8) “A cessão de direitos abrange também o formato digital ou seria possível publicar, neste formato, em outra plataforma (Amazon, p. ex.)?”
R: Sim, o autor/organizador cede os direitos também da versão digital à Edufes por 4 anos. Nesse período, essa versão poderá ser disponibilizada ou comercializada em outras plataformas, tanto pela Edufes quanto pelo autor da obra. Durante os 4 anos de vigência do contrato com Edufes, caso o autor queira disponibilizar/comercializar o livro digital em outras plataformas, deverá solicitar formalmente à Edufes e utilizar o arquivo editorado pela Edufes, sem alterações.

9) "Sobre as normas ABNT, devo seguir as NBRs atualizadas em 2018, ou o guia de normalização da Biblioteca da Ufes de 2015? Existe outro guia da Ufes mais atualizado?"
R: A Edufes já aplica em seus livros as atualizações da NBR 6023, reeditada em 2018 pela ABNT. Então, se você tiver acesso a essa norma atualizada, pode pautar-se por ela. Mas, caso não tenha acesso, pode seguir o guia de normalização da Ufes de 2015, sem problema. Sendo a obra aprovada para publicação, a equipe de revisão de texto da Edufes ajustará o que eventualmente faltar.
Os últimos guias da Ufes são de 2015, e ainda não foram reeditados pela Biblioteca Central para incluir as atualizações de 2018 das NBRs 6022 e 6023.

10) "Em meu livro uso imagens que são de domínio público. Como proceder em relação aos termos de cessão de imagem?"
R: As imagens em domínio público ou são livres de direitos autorais, ou não têm proprietário legal, ou têm licença aberta. Assim, seu uso não requer autorização. Caso as imagens utilizadas na obra sejam comprovadamente de domínio público, não há necessidade de entrega de termos de cessão.  

11) “Membros do Conselho Editorial da Edufes podem se inscrever?”
R: Não é permitida a inscrição de Membros do Conselho Editorial e de servidores da Edufes. 

12) “Estou organizando uma coletânea com 11 autores e não estou conseguindo incluir todos na minibio, devido ao limite de 500 caracteres. Como proceder?”
R: A minibio que pedimos como paratexto figurará na orelha do livro, caso publicado, por isso a limitação de caracteres. Em caso de obra coletânea, a minibio da orelha deve contemplar apenas os organizadores. Sugerimos que as minibios dos autores dos capítulos sejam incluídas em um "capítulo final", intitulado "Sobre os autores". Para esse "capítulo" não há limite de caracteres. 

13) “Há um fluxo contínuo para publicação ou deveremos sempre, concorrer no Edital para publicar?”
R: No momento, a submissão de originais por fluxo contínuo está suspensa. O Conselho Editorial irá futuramente deliberar se, após este edital, retornaremos ao fluxo contínuo ou se abriremos nova chamada via edital. Havendo o retorno ao fluxo contínuo ou lançamento de novo edital, as orientações para submissão de originais serão publicadas em nosso site (www.edufes.ufes.br), na seção “Como publicar”, com divulgação nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), no site da Ufes e pelo envio de um e-mail institucional, tal como ocorreu com este edital.