Como publicar
A Edufes publica livros acadêmico-científicos de docentes e técnicos da Ufes, de todas as áreas do conhecimento.
Os originais submetidos são analisados pelo Comitê Técnico, pelo Conselho Editorial e por pareceristas ad hoc, que consideram os critérios de qualidade, relevância e inovação recomendados pela Proposta de classificação de livros da Capes.
1) Como submeter um original para avaliação?
1.1) Fluxo contínuo
A partir de 2025, será implementada a modalidade de fluxo contínuo de submissão de obras para publicação, cujas normas e data de início de recebimento dos originais serão amplamente divulgadas em momento oportuno.
As obras selecionadas por meio do fluxo contínuo serão publicadas pela Edufes sem custo para os autores e organizadores. Toda a produção (preparação de texto, projeto gráfico, capa, diagramação, revisão) é realizada pela nossa equipe de revisores e designers.
1.2) Obras com recursos próprios
A segunda modalidade de submissão é destinada a obras que tenham verba de origem pública (recursos institucionais ou de editais de fomento, por exemplo) para custeio da produção (preparação de texto, capa, diagramação, revisão) e da impressão do livro.
Nessa segunda modalidade: (a) a Edufes publica somente até quatro obras por ano; (b) o autor/organizador é o responsável por contratar revisores, designers e gráfica para produzir e imprimir o livro; (c) a produção passa por supervisão dos revisores e designers da Edufes para garantir o atendimento aos nossos padrões editoriais; (d) a Edufes fica com no mínimo 20% da tiragem impressa, para divulgação da obra e comercialização pela Livraria da Ufes; (e) a versão digital deve ser disponibilizada gratuitamente no Repositório da Ufes.
Clique aqui para acessar a Ficha de encaminhamento de originais com recursos institucionais próprios.
2) Normas gerais de apresentação de originais
É obrigatória a redação de todos os capítulos em língua portuguesa, de acordo com a norma padrão. Recomenda-se que, antes da submissão, os originais sejam revisados por profissional de revisão de texto, à livre escolha dos autores. Embora fortemente recomendada, tal revisão prévia não dispensará a obra, caso selecionada, da etapa de preparação e revisão de texto efetuada pela equipe da Edufes.
A normalização de notas, citações e referências é obrigatória, em acordo com as Normas Técnicas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018), disponíveis para consulta na base de dados Target GEDWEB, acessível em https://bibliotecas-digitais.ufes.br/.
Deve-se utilizar somente o sistema autor-data para indicar a fonte/referência das citações. Por conseguinte, as notas de rodapé devem ser exclusivamente notas explicativas. Não devem ser utilizadas notas de fim.
Não utilizar o padrão caixa-alta nos títulos (do trabalho, dos capítulos, das partes). Utilizar maiúscula apenas na primeira letra do título e onde for obrigatória (como no caso de nomes próprios).
Os títulos das obras citadas (livros e periódicos) devem estar em itálico e sem aspas no corpo do texto e nas notas. Na seção de Referências, devem estar em negrito e sem aspas.
Os títulos das partes de obras citadas (capítulos e artigos) devem estar entre aspas e sem formatação (de negrito, itálico etc.) no corpo do texto e nas notas. Na seção de Referências, devem estar sem aspas e sem formatação (de negrito, itálico etc.).
O arquivo Word do original, nomeado apenas com o título principal da obra, deve conter obrigatoriamente:
- Sumário;
- Apresentação ou Prefácio, sem limite de caracteres. Se o autor assim desejar, pode incluir ambos;
- Seção de Referências;
- Capítulo final “Sobre os autores”, com as biografias de todos os autores que compõem a obra.
Estes paratextos são obrigatórios e devem ser enviados em arquivos Word separados:
- Orelha de apresentação: texto com até 1.000 caracteres com espaços, em arquivo nomeado como "Orelha de apresentação_[Título da obra]";
- Orelha de minibiografia: texto com minibiografia do autor/organizador da obra, com até 500 caracteres com espaços, e uma foto de rosto (intitulada com o nome do autor). Ou texto com até 1.000 caracteres com espaços, sem qualquer foto (tamanhos totais do texto, independentemente do número de autores/organizadores). O arquivo deve ser nomeado como "Minibio_[Título da obra]";
- Lista de palavras que deverão compor o índice remissivo da obra, em arquivo nomeado como "Índice_[Título da obra]";
- Quarta capa: texto com 800 a 1.000 caracteres com espaços, em arquivo nomeado como "Quarta capa_[Título da obra]”.
Os originais devem ser apresentados com a seguinte formatação:
- Margens de 2,5 cm nas bordas superior e inferior e 3,0 cm nas laterais esquerda e direita no tamanho de papel A4;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto; tamanho 11 nas citações com mais de três linhas; tamanho 10 nas notas de rodapé, fontes de figuras, quadros e tabelas e nas epígrafes;
- Espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, inclusive em citações e notas de rodapé;
- Alinhamento justificado pelas margens direita e esquerda, inclusive na seção de Referências;
- As citações com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo destacado do corpo do texto e recuado 4 cm a partir da margem esquerda;
- Gráficos e tabelas deverão ser construídos no Word, BR Office ou assemelhado e trazerem dados editáveis;
- As imagens devem constar no arquivo de texto na posição em que o autor espera que elas apareçam na obra, além de serem enviadas separadas em arquivos digitais independentes, em formato JPG, TIF ou EPS, com resolução mínima de 300 dpi e nomeadas com os mesmos títulos com que aparecem na obra. A captura da imagem por print screen da tela do computador deve ser evitada, se a qualidade não puder ser garantida. As imagens já devem ser geradas (escaneadas, fotografadas) com a qualidade e o tamanho exigidos.
Os resultados de pesquisas (teses e dissertações) devem ser apresentados já em texto cuja forma seja compatível com o formato livro, eliminando-se características estruturais ou outras marcas inerentes às pesquisas acadêmicas e consideradas dispensáveis e/ou indevidas em um livro, tais como: títulos e subtítulos longos e pouco objetivos; resumo, abstract e variantes; palavras-chave; listas; seção de agradecimentos; excessiva subdivisão em seções e subseções; uso de numeração progressiva; reprodução da metodologia, exposição de objetivos, antecipação de resultados e conteúdos; repetição de conceitos; citações em demasia; referências consultadas, mas não citadas na obra; entre outras.
As normas completas para redação, padronização, estruturação, formatação e normalização dos originais podem ser consultadas no Manual de preparação e revisão da Edufes:
- seção A estrutura do livro;
- seção Questões de padronização;
- seção Questões de redação e de língua.
3) Termos de cessão e de autorização
Ao submeterem suas obras à Edufes, os autores/organizadores deverão providenciar os seguintes termos de cessão e autorização, caso o original se enquadre em alguma das situações descritas:
- Termo de cessão gratuita de direitos autorais para imagens, para cada obra e parte de obra de terceiro (fotos, ilustrações etc.) porventura utilizada na composição do original: DOCX ― PDF;
- Termo de autorização de uso de imagem, para cada pessoa adulta que aparecer em fotografia utilizada na composição do original: DOCX ― PDF;
- Termo de autorização de uso de imagem de menor de idade, para cada criança ou adolescente que aparecer em fotografia utilizada na composição do original: DOCX ― PDF.
No caso de obra coletânea, o organizador deverá solicitar o seguinte termo de cessão a cada autor que compõe o original:
- Termo de cessão gratuita de direitos autorais para textos: do autor para o organizador: DOCX ― PDF.
Tais termos se fazem em cumprimento à legislação sobre direitos autorais vigente no Brasil, Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
As vias originais e assinadas devem ficar sob a guarda dos autores/organizadores e cópias devem ser enviadas à Edufes no momento da submissão da obra.