EDUFES | Edital para publicação 2020/21
EDUFES

Home > Edital para publicação 2020/21

Edital para publicação 2020/21

A Editora Universitária (Edufes) da Universidade Federal do Espírito Santo torna público que, de 1º a 15 de novembro de 2020, estarão abertas as inscrições para a submissão e seleção de originais para publicação de livros impressos e digitais.

Os proponentes das obras inscritas neste edital devem ser docentes e técnicos-administrativos da Ufes. Os estudantes de pós-graduação serão contemplados futuramente em edital específico.

A Edufes selecionará um total de até 32 obras inéditas de oito grandes áreas do conhecimento para publicação no ano de 2021. Serão aceitas obras autorais e em coautoria (de até três autores), coletâneas e afins – que reúnam, por exemplo, ensaios publicados por diversos autores.

O resultado da seleção será divulgado em 23 de fevereiro de 2021. Todas as informações públicas sobre o processo de seleção serão lançadas em nosso site, no portal da Ufes (www.ufes.br) e no perfil @edufeseditora nas redes sociais.

As inscrições se darão exclusivamente por e-mail. Para submeter o original, o autor deverá enviar um e-mail para edital.edufes@gmail.com com os arquivos necessários (originais, ficha de inscrição e termo de cessão), conforme detalhado no edital.

 

Clique aqui para acessar o EDITAL 01/2020 – EDITORA UNIVERSITÁRIA (EDUFES)

Clique aqui para acessar o ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO

Clique aqui para obter o TERMO DE CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS, PARA IMAGENS

 

Perguntas e respostas: dúvidas recebidas por e-mail

1) “Há previsão para prorrogação deste Edital?”
R: Não haverá prorrogação do período de inscrições.

2) “É preciso já enviar toda a obra para concorrer, ou somente as informações do formulário?” 
R: Sim, para concorrer é preciso inscrever a obra completa, concluída. A obra enviada deverá ser a versão final do autor/organizador.

3) "Precisamos apresentar, junto dos documentos de inscrição, os termos de cessão dos autores dos capítulos que compõem uma coletânea?" 
R: Não é necessário enviar esses termos no momento da inscrição. 
Aproveitamos para esclarecer que, diferentemente do termo de cessão de imagens, o termo de cessão dos autores de coletânea não deve ser feito diretamente à Edufes, mas sim ao organizador. Caso a obra seja aprovada pelo Comitê Técnico, este solicitará ao organizador a apresentação de cópias desses termos. 

4) “Gostaria de saber se o edital admite traduções.”
R: O Conselho Editorial da Edufes decidiu não aceitar inscrição de traduções, por esse tipo de obra não atender a alguns dispositivos do edital.

5) “Há possibilidade de incluir um prefácio de terceiro após o original ser analisado, isto é, incluí-lo caso o original seja contemplado para a publicação?”
R: Sim, é possível. De qualquer forma, recomenda-se já incluir uma apresentação da obra, escrita pelo(s) próprio(s) autor(es) ou organizador(es).

6) “O edital fala em até 250 páginas. Esse quantitativo deve ser exato?”
R: Poderão ser recebidas inscrições de obras cujo número de páginas seja aproximado do quantitativo mínimo e máximo estipulado no edital, numa margem de variação de até 10% para menos e mais, respectivamente. No entanto, na etapa de “Análise das inscrições pelo Comitê Técnico da Edufes”, esse Comitê poderá solicitar, como condicionante para o deferimento da inscrição, que o autor ajuste/reduza o tamanho dos originais, no prazo estipulado no Cronograma do edital (“Ajustes, por parte dos autores e organizadores, de questões indicadas pelo Comitê Técnico”).

7) “Seria possível que a organização e a submissão de obra no formato coletânea ocorra por docente da Ufes, reunindo, além de trabalhos próprios, artigos elaborados por discentes de programas de mestrado vinculados à instituição e por outros colaboradores?”
R: Sim. A obrigatoriedade é de um dos autores (em caso de obra em coautoria de até 3 autores) ou um dos organizadores (em caso de coletânea) ser docente ou técnico da Ufes. Sendo esse requisito cumprido, os demais autores/organizadores que compõem a obra podem ser docentes, discentes e técnicos da Ufes ou mesmo colaboradores de outras instituições.

8) “A cessão de direitos abrange também o formato digital ou seria possível publicar, neste formato, em outra plataforma (Amazon, p. ex.)?”
R: Sim, o autor/organizador cede os direitos também da versão digital à Edufes por 4 anos. Nesse período, essa versão poderá ser disponibilizada ou comercializada em outras plataformas, tanto pela Edufes quanto pelo autor da obra. Durante os 4 anos de vigência do contrato com Edufes, caso o autor queira disponibilizar/comercializar o livro digital em outras plataformas, deverá solicitar formalmente à Edufes e utilizar o arquivo editorado pela Edufes, sem alterações.

9) "Sobre as normas ABNT, devo seguir as NBRs atualizadas em 2018, ou o guia de normalização da Biblioteca da Ufes de 2015? Existe outro guia da Ufes mais atualizado?"
R: A Edufes já aplica em seus livros as atualizações da NBR 6023, reeditada em 2018 pela ABNT. Então, se você tiver acesso a essa norma atualizada, pode pautar-se por ela. Mas, caso não tenha acesso, pode seguir o guia de normalização da Ufes de 2015, sem problema. Sendo a obra aprovada para publicação, a equipe de revisão de texto da Edufes ajustará o que eventualmente faltar.
Os últimos guias da Ufes são de 2015, e ainda não foram reeditados pela Biblioteca Central para incluir as atualizações de 2018 das NBRs 6022 e 6023.

10) "Em meu livro uso imagens que são de domínio público. Como proceder em relação aos termos de cessão de imagem?"
R: As imagens em domínio público ou são livres de direitos autorais, ou não têm proprietário legal, ou têm licença aberta. Assim, seu uso não requer autorização. Caso as imagens utilizadas na obra sejam comprovadamente de domínio público, não há necessidade de entrega de termos de cessão.  

11) “Membros do Conselho Editorial da Edufes podem se inscrever?”
R: Não é permitida a inscrição de Membros do Conselho Editorial e de servidores da Edufes. 

12) “Estou organizando uma coletânea com 11 autores e não estou conseguindo incluir todos na minibio, devido ao limite de 500 caracteres. Como proceder?”
R: A minibio que pedimos como paratexto figurará na orelha do livro, caso publicado, por isso a limitação de caracteres. Em caso de obra coletânea, a minibio da orelha deve contemplar apenas os organizadores. Sugerimos que as minibios dos autores dos capítulos sejam incluídas em um "capítulo final", intitulado "Sobre os autores". Para esse "capítulo" não há limite de caracteres. 

13) “Há um fluxo contínuo para publicação ou deveremos sempre, concorrer no Edital para publicar?”
R: No momento, a submissão de originais por fluxo contínuo está suspensa. O Conselho Editorial irá futuramente deliberar se, após este edital, retornaremos ao fluxo contínuo ou se abriremos nova chamada via edital. Havendo o retorno ao fluxo contínuo ou lançamento de novo edital, as orientações para submissão de originais serão publicadas em nosso site (www.edufes.ufes.br), na seção “Como publicar”, com divulgação nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), no site da Ufes e pelo envio de um e-mail institucional, tal como ocorreu com este edital.