EDUFES | Como Publicar
EDUFES

Home > Como Publicar

Como Publicar

NOTA DA SECRETARIA DE CULTURA DA UFES E DA EDUFES:

SUSPENSÃO DE SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

A Secretaria de Cultura da Ufes e a Coordenação da EDUFES tornam pública a decisão administrativa de suspender a submissão de originais, para avaliação e publicação, por um período de seis meses, a contar da data desta nota (09/10/2017). A partir de 10 de abril de 2018, a Editora voltará a receber novos originais, em normas a serem oportunamente divulgadas.

Tal decisão se faz necessária em função, sobretudo, de dois fatores conjugados: a grande quantidade de títulos em tramitação (aprovados pelo Conselho Editorial ou em avaliação por pareceristas) e a insuficiência de recursos para execução, em tempo razoável, destes títulos. Com a suspensão, a Edufes planeja regularizar o fluxo, dando a lume – em forma impressa e/ou digital – todas as dezenas de obras que, aprovadas, se encontram sob sua responsabilidade.

Registre-se, também, a necessidade institucional de providenciar reedições e reimpressões de várias obras que, esgotadas ou quase esgotadas, têm grande procura. Ademais, nesse período, a Editora, enquanto investe na consecução das etapas básicas de produção de um livro (pareceres, revisão, design, impressão, e depois divulgação e comercialização), atuará no sentido de reformular o seu Regimento, o que implicará alterações na política editorial.

A Edufes tem ciência de que a suspensão temporária não afetará a produção acadêmica, em particular dos docentes de pós-graduação, haja vista o fato de o próximo quadriênio de avaliação da Capes (2017-2020) estar em pleno início. Ao contrário, considerando que a grande maioria dos atuais títulos à espera de publicação é de autoria de docentes de Programas, a suspensão facilitará os trabalhos de conclusão destas obras.

Na reabertura das submissões, em abril/2018, a Edufes espera colocar à disposição dos interessados uma plataforma pública de acompanhamento dos originais submetidos à apreciação, assim como um sistema de submissão eletrônica. Deverá ser divulgado, na ocasião adequada, um “Edital para publicação na Edufes”, que indicará as condições necessárias para que os autores possam submeter suas obras à editora.

É importante observar que, mesmo durante esse período de suspensão, a Edufes receberá para avaliação, em fluxo contínuo, originais que contem com recursos próprios devidamente comprovados (projetos, convênios e editais de financiamento).

O objetivo maior da Editora permanece o de viabilizar a publicação de estudos de alta relevância, contribuindo para a difusão ampla do conhecimento científico e artístico, assim como o de estimular, a partir de editais específicos, a produção de obras de caráter literário.

Em tempos em que a resistência, diante de dificuldades oriundas da diminuição drástica de verbas das universidades federais, tornou-se um imperativo categórico, a Edufes vem reafirmar seu propósito de nortear suas ações com transparência, ética, eficiência e espírito público.

Vitória, 9 de outubro de 2017.

 

  Secretário de Cultura

Rogério Borges de Oliveira

 

Coordenador da Edufes

Wilberth Salgueiro

 


 

REGULAMENTO EDUFES

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E PUBLICAÇÃO DE LIVROS

I. APRESENTAÇÃO

A Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes) recebe em regime de fluxo contínuo propostas para publicação de originais em livros impressos e/ou digitais.

II. MODALIDADES DE PUBLICAÇÃO

Serão realizadas publicações de livros de caráter científico e técnico, em meio impresso e/ou digital, nas seguintes modalidades: Selo Edufes (Áreas do Conhecimento), Selo Edufes Didáticos, Selo Edufes Eventos, Selo Edufes Catálogos e Selo Edufes Digitais.

Parágrafo primeiro - Caberá aos autores/organizadores indicar uma modalidade de publicação, mas caberá ao Conselho Editorial, apoiado nas recomendações do Comitê Científico, a decisão final sobre o Selo em que o livro, se aprovado, será incluído e publicado, assim como o seu formato (impresso e/ou digital).

Parágrafo segundo - Obras literárias serão consideradas em edital específico.

Parágrafo terceiro - As obras de autores brasileiros só serão analisadas se estiverem escritas na totalidade em língua portuguesa.

1 - Selo Edufes

Objetivo: Publicar livros técnicos e científicos de destacada relevância, para contribuir com o fortalecimento da pós-graduação, das pesquisas e dos estudos produzidos na Universidade, bem como, por consequência, para a elevação da qualidade editorial da Edufes. Esta modalidade compreende todas as áreas do conhecimento alistadas pela Capes e pelo CNPq: Ciências AgráriasCiências Exatas e da TerraCiências BiológicasCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Sociais AplicadasEngenhariasLinguística, Letras e Artes.

Apreciação: As propostas são analisadas em sua viabilidade técnica e em seu mérito pelo Conselho Editorial da Edufes e por um Comitê Científico, formado por especialistas das diversas áreas de conhecimento, de diferentes universidades e instituições científicas do Brasil e do exterior.

Financiamento: Recursos da Ufes e da Edufes (havendo disponibilidade de dotação para tal fim), havendo a possibilidade de parceria com outra instituição/modalidade de fomento.

Distribuição da versão impressa: A cargo da Edufes, com participação dos autores/organizadores. A tiragem é definida pela Edufes de acordo com o potencial de público imediatamente interessado. A cota dos autores/organizadores é de 20% da tiragem impressa, em caso de obra autoral e em caso de coletâneas. Tais percentuais podem ser redefinidos pela Edufes, sobretudo em caso de financiamento com parceria.

Disponibilização da versão digital: Via Repositório Institucional da Ufes (http://repositorio.ufes.br/).

2 - Selo Edufes Didáticos

Objetivo: Publicar livros de cunho didático.

Apreciação: As propostas são analisadas em sua viabilidade técnica e em seu mérito pelo Conselho Editorial da Edufes e pelo Comitê Científico.

Financiamento: Recursos da Ufes e da Edufes, havendo a possibilidade de parceria com outra instituição/modalidade de fomento.

Distribuição da versão impressa: A cargo da Edufes, com participação dos autores/organizadores. A tiragem é definida pela Edufes de acordo com o potencial de público imediatamente interessado. A cota dos autores/organizadores é de 20% da tiragem impressa, em caso de obra autoral, ou de 30%, em caso de coletâneas. Tais percentuais podem ser redefinidos pela Edufes, sobretudo em caso de financiamento com parceria.

Disponibilização da versão digital: Via Repositório Institucional da Ufes.

 

3 - Selo Edufes Digitais

Objetivo: Publicar digitalmente livros técnico-científicos, didáticos, coletâneas resultantes de eventos e catálogos de arte.

Apreciação: As propostas são analisadas em seu mérito pelo Conselho Editorial da Edufes e pelo Comitê Científico.

Financiamento: Recursos do próprio autor/organizador para revisão e editoração dos originais.

Disponibilização: Via Repositório Institucional da Ufes. Há a possibilidade de disponibilização em outros sites e bases de dados, conforme interesse do autor/organizador e mediante autorização da Edufes.

III. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

1 - Para encaminhar originais para avaliação, é necessário que pelo menos um dos autores ou organizadores tenha vínculo com a Ufes como docente, técnico-administrativo ou discente (regularmente matriculado ou egresso da Ufes há no máximo um ano).

Parágrafo único - Caso o autor seja discente, o original somente será apreciado se tiver sido resultado de alguma pesquisa desenvolvida na Universidade (como é o caso de obras resultantes de dissertações e teses defendidas).

2 - Ao apresentar o original, o autor/organizador deverá entregar o formulário constante no Anexo I preenchido e assinado, informando seus dados e os dados do original. Se preferir, pode redigir um ofício (direcionado ao Conselho Editorial) em que informe os mesmos dados solicitados no formulário.

3 - Os autores/organizadores deverão ser os legítimos detentores dos direitos autorais do original submetido à Edufes.

4 - A obra, em sua integralidade, deve ser inédita.

Parágrafo único - São passíveis de análise pedidos de republicação de obras esgotadas, de difícil acesso e raras. 

5 - Quando da apresentação dos originais, os autores/organizadores deverão entregar à Edufes os Termos de Cessão de Direitos Autorais (vias originais e assinadas) referentes a todas as obras e partes de obras de terceiros (fotos, ilustrações, obras literárias, artigos que componham uma obra organizada etc.) porventura utilizadas na composição do original.

Parágrafo primeiro - Nesses Termos, os legítimos detentores dos direitos autorais devem autorizar, na forma de cessão gratuita: (a) que os autores/organizadores utilizem tais obras ou partes de obras na composição do livro apresentado à Edufes e (b) que a Edufes utilize tais obras ou partes de obras nas edições impressas e digitais do livro dos autores/organizadores, a ser publicado, distribuído, comercializado e disponibilizado pela Edufes, caso aprovado, nada havendo os legítimos detentores dos direitos autorais a requerer ou a receber a esse título.

Parágrafo segundo - Os modelos de Termos de Cessão de Direitos Autorais para texto e para imagem encontram-se, respectivamente, nos Anexos II e III.

Parágrafo terceiro - Tais exigências se fazem em cumprimento à legislação sobre direitos autorais vigente no Brasil, Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

6 - Devem ser entregues três vias de cada original: um exemplar impresso em papel A4 branco e encadernado com espiral sem qualquer identificação de autoria, inclusive os paratextos; duas vias em arquivo digital (em CD ou pen-drive) gravado em processador de texto Word, BR Office ou assemelhado, formato DOC, DOCX, ODT ou RTF, uma com identificação e outra sem qualquer identificação de autoria, inclusive os paratextos e formulário de submissão.

7  - Os originais devem ser encaminhados por meio de protocolado à Editora da Ufes, que pode ser feito através de qualquer centro de ensino, pelo Sistema Integrado de Protocolo ou mesmo entregue diretamente na secretaria da Supecc;

8 - Os originais devem ser apresentados com a seguinte formatação:

• Margens de 2,5 cm nas bordas superior, inferior e laterais do papel A4;

• Fonte Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto; tamanho 11 nas citações com mais de três linhas; tamanho 10 nas notas de rodapé;

• Espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto e espaçamento simples nas citações com mais de três linhas e nas notas de rodapé;

• Alinhamento justificado pelas margens direita e esquerda no corpo do texto;

• As citações com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo destacado do corpo do texto e iniciado a 4 cm a partir da margem esquerda;

• Gráficos e tabelas deverão ser construídos no Word, BR Office ou assemelhado;

• As imagens devem constar no arquivo de texto e devem também ser enviadas separadas em arquivos digitais independentes, em formato JPG, TIF ou EPS e em resolução mínima de 300 dpi.

 

8.1 Componentes obrigatórios e opcionais

a) Orelha de apresentação (com até 1.000 caracteres com espaços), obrigatória;

b) Orelha de minibiografia (até 500 caracteres com espaços – tamanho total dos textos independente do número de autores), obrigatória;

c) Quarta-capa (entre 800 e 1.000 caracteres com espaços), obrigatória;

d) Apresentação (sem limite de caracteres), obrigatória;

e) Prefácio (sem limite de caracteres), opcional;

e) Foto de até dois autores (com resolução de 300 dpi), opcional, porém desejável.

 

9 - Os originais devem ser apresentados já em texto dentro do padrão da norma culta do Português (ou da língua em que esteja escrito), com as citações e referências bibliográficas de acordo com a normalização da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023), disponível também nos Guias (de Normalização de referências e de Normalização e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos) confeccionados e comercializados pela Biblioteca Central da Ufes.

Parágrafo único - Deve-se utilizar o sistema autor-data para indicar a fonte/referência das citações no texto. Por conseguinte, as notas de rodapé devem ser exclusivamente notas explicativas. Não devem ser utilizadas notas de fim.

10 - Os resultados de pesquisas (dissertações ou teses) devem ser apresentados já em texto cuja forma seja compatível com o formato livro, eliminando-se características estruturais ou outras marcas inerentes às pesquisas acadêmicas e consideradas dispensáveis e/ou indevidas em um livro, tais como: resumo, abstract e variantes; longos agradecimentos; excessiva subdivisão em seções e subseções (numeração progressiva); repetição de conceitos; reprodução da metodologia; citações em demasia; uso de remissivas no corpo do texto (ver capítulo tal, etc.); redação excessivamente personalizada pelo uso do pronome pessoal (seja na primeira pessoa do singular ou no plural majestático); entre outras.

11 - Caso o original apresentado não atenda a todos os itens anteriores, não será encaminhado para avaliação e será devolvido ao autor/organizador.

12 - Os originais destinados a publicação devem ser enviados por correio ou entregues pessoalmente na Edufes: Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus de Goiabeiras - Vitória - ES - CEP 29.075-910. A Edufes localiza-se no mesmo prédio da Prograd, com entrada em frente ao estacionamento da Reitoria.

 

IV. SELEÇÃO DE ORIGINAIS

1 - Os originais são avaliados em sua viabilidade técnica pelo Conselho Editorial da Edufes e enviados a pareceristas integrantes do Comitê Científico, de acordo com a área de conhecimento da obra (Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes). O Conselho Editorial pode nomear pareceristas ad hoc sempre que necessário.

Parágrafo único - Cada original de obra será submetido a dois pareceristas.

2 - Com a emissão dos pareceres, a obra pode ser:

• Aprovada;

• Recomendada com sugestões ou restrições (há necessidade de retorno ao Conselho Editorial ou parecerista do Comitê Científico, que verificará se as alterações solicitadas foram corrigidas de acordo com o parecer; caso não sejam, a obra não é recomendada para publicação);

• Não recomendada.

Parágrafo único - Os pareceres passam pela aprovação final do Conselho Editorial.

V. PROCESSOS E PRAZOS DE APROVAÇÃO E PRODUÇÃO

Leitura, avaliação e emissão dos pareceres: até 04 (quatro) meses.

Retorno da obra pelo autor/organizador ao Conselho Editorial para cumprimento do parecer (caso a obra seja aprovada com sugestões ou recomendada com restrições): até 01 (um) mês.

Revisão de texto: até 02 (dois) meses.

Retorno do original ao autor/organizador para última correção: até 01 (um) mês (não sendo cumprido, a obra aguardará momento oportuno para reingressar no fluxo de produção).

Projeto gráfico: até 02 (dois) meses.

Revisão final pelo autor/organizador: até 01 (um) mês (não sendo cumprido, a obra terá que aguardar momento oportuno para novamente ingressar no fluxo de produção).

Requisição do ISBN (na Biblioteca Nacional) e da Ficha Catalográfica (Biblioteca Central da Ufes): até 01 (um) mês.

Impressão pela gráfica ou disponibilização no Repositório Institucional: até 02 (dois) meses.

Prazo mínimo total para finalização: 12 (doze) meses.

VI. PUBLICAÇÃO

1 - Os livros dos Selos Edufes (Áreas do Conhecimento), Edufes Didáticos, Edufes Eventos e Edufes Catálogos serão publicados em formato impresso e/ou digital. O formato digital será disponibilizado gratuitamente, mediante autorização dos autores/organizadores, após, no mínimo, seis meses de lançamento da versão impressa, no Repositório Institucional da Ufes (http://repositório.ufes.br/).

Parágrafo único - Os autores/organizadores que desejarem disponibilizar seu livro em meio digital antes do prazo acima devem apresentar requerimento à Edufes.

2 - Os livros do Selo Edufes Digitais serão publicados somente em formato digital e disponibilizados gratuitamente no Repositório Institucional da Ufes (http://repositório.ufes.br/), de acordo com os critérios específicos do selo indicados no item II deste regulamento.

3 - Os direitos autorais dos livros publicados serão cedidos à Edufes, a partir da publicação da primeira edição da obra, em termos assinados pela Edufes e pelos autores/organizadores, bem como pelos detentores dos direitos autorais das obras ou partes de obras utilizadas na composição do livro, na forma do item III.4 deste regulamento.

Parágrafo primeiro - No caso das publicações impressas, os autores/organizadores receberão em obras pelos direitos autorais contratados, conforme percentuais de cota dos autores/organizadores indicados no item II deste regulamento.

Parágrafo segundo - No caso das publicações digitais, que serão disponibilizadas gratuitamente no Repositório Institucional, os autores/organizadores nada terão a requerer ou a receber da Edufes a título de pagamento pelos direitos autorais contratados.

VII - DISPOSIÇÕES GERAIS

1 - A Editora se reserva o direito de propor a publicação de obras consideradas de interesse, ouvido o Conselho Editorial.

2 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Edufes.

 

Vitória, 09 de dezembro de 2013.

 

Profa. Dra. Ruth de Cássia dos Reis

Superintendente de Cultura e Comunicação

Presidente do Conselho Editorial da Edufes

 

***

 

Anexo I - Modelo de formulário: dados a informar para submissão de obra à Edufes

 

1.        Nome do autor/organizador:

2.        Vínculo com a Ufes:

3.        E-mail:

4.        Telefone:

5.        Endereço residencial:

6.        Título da obra:

7.        Área de concentração da obra:

8.       Indicação de leitores e clientela para quem preferencialmente a obra se destina:

9.       Resumo da obra (em média 500 caracteres com espaço):

10.     Indicação de modalidade de publicação:

(   ) Selo Edufes (Áreas do Conhecimento) 

(   ) Selo Edufes Catálogos

(   ) Selo Edufes Didáticos

(   ) Selo Edufes Eventos

(   ) Selo Edufes Digitais

 

Vitória, ____ de ________________ de _______.

____________________________________

Assinatura

 

***

 

Anexo II - Modelo de Termo de cessão gratuita de direitos autorais, para textos

TERMO DE CESSÃO

Pelo presente termo de cessão de direitos de uso, ...................................., ora denominado CEDENTE, portador do RG: ....................., CPF: .................., residente à Rua ......................, nº ..... - CEP: ...........,  na cidade de .........., no Estado de .........., cede sem qualquer ônus à EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO, ora denominada CESSIONÁRIA, os direitos de uso dos TEXTOS indicados abaixo:

a) ............................, para uso na publicação do livro “...............................................................................................”, doravante designado OBRA.

O CEDENTE declara que os TEXTOS (alínea “a”) em questão são de sua autoria pessoal, responsabilizando-se, portanto, pela originalidade dos mesmos, e dá à CESSIONÁRIA a totalidade, exclusiva e a título universal, dos direitos autorais para publicação dos TEXTOS em qualquer meio: digital, impresso, eletrônico e/ou similares, sem limitação de número de exemplares, tiragens e/ou veiculações.

Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, nos termos do artigo 41 da Lei 9.610/98, podendo a CESSIONÁRIA realizar neste período quantas edições julgar conveniente, podendo editá-la e/ou reproduzi-la total ou parcialmente.

Para maior clareza, firma-se este termo na presença de duas testemunhas abaixo identificadas.

 

Vitória, .... de ................. de ..........

..................................................................

CEDENTE

TESTEMUNHAS:

...................................................................

..................................................................

 

***

 

Anexo III - Modelo de Termo de cessão gratuita de direitos autorais, para imagens

TERMO DE CESSÃO

Pelo presente termo de cessão de direitos de uso, ...................................., ora denominado CEDENTE, portador do RG: ....................., CPF: .................., residente à Rua ......................, nº ..... - CEP: ...........,  na cidade de .........., no Estado de .........., cede sem qualquer ônus à EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO, ora denominada CESSIONÁRIA, os direitos de uso das IMAGENS indicadas abaixo:

a) ............................, para uso na publicação do livro “.......................................................................................”, doravante designado OBRA.

O CEDENTE declara que as IMAGENS (alínea “a”) em questão são de sua autoria pessoal, responsabilizando-se, portanto, pela originalidade das mesmas, e dá à CESSIONÁRIA a totalidade, exclusiva e a título universal, dos direitos autorais para publicação das IMAGENS em qualquer meio: digital, impresso, eletrônico e/ou similares, sem limitação de número de exemplares, tiragens e/ou veiculações.

Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, nos termos do artigo 41 da Lei 9.610/98, podendo a CESSIONÁRIA realizar neste período quantas edições julgar conveniente, podendo editá-la e/ou reproduzi-la total ou parcialmente.

Para maior clareza, firma-se este termo na presença de duas testemunhas abaixo identificadas.

Vitória, .... de ................. de ..........

..................................................................

CEDENTE

TESTEMUNHAS:

...................................................................

..................................................................

  

Anexo(s): 

Termo de cessao gratuita de imagem.doc

Termo de cessao gratuita de texto.doc

Anexo I - Ficha de encaminhamento de originais.doc

EDUFES - COMO PUBLICAR.pdf