EDUFES | III Prêmio Ufes de Literatura em números · Novidades
EDUFES

III Prêmio Ufes de Literatura em números

A 3ª edição do Prêmio Ufes Literatura recebeu 515 inscrições. Um dos aspectos interessantes desse novo concurso é que 494 inscrições são provenientes do Brasil e 21 do exterior. A comissão organizadora do III Prêmio apurou que 14 inscrições são de pessoas que residem em Portugal, três de moradores de Moçambique, duas de habitantes dos Estados Unidos, uma de um residente na Itália e uma de um morador do Japão.

Já em relação ao total de participantes do Brasil, foi constatado que 343 inscrições são de habitantes da região Sudeste (118 do Espírito Santo, 108 de São Paulo, 61 do Rio de Janeiro e 56 de Minas Gerais), 66 de moradores da região Nordeste (25 da Bahia, 15 do Ceará, seis do Rio Grande do Norte, quatro de Alagoas, duas de Sergipe, uma do Piauí, seis de Pernambuco, quatro da Paraíba e três do Maranhão), 55 da região Sul (12 de Santa Catarina, 23 do Rio Grande do Sul e 20 do Paraná), 17 da região Centro-Oeste (sete de Goiás, sete do Distrito Federal, duas de Mato Grosso do Sul e uma de Mato Grosso) e que 13 inscrições vieram da região Norte (seis do Pará, duas de Tocantins, duas do Amapá, duas do Amazonas e uma de Roraima).

O III Prêmio Ufes de Literatura lançará cinco livros (literatura infantil, literatura juvenil, poemas, contos e/ou crônicas e romance) e duas coletâneas (de poemas e de contos e/ou crônicas). Serão contemplados cinco autores de livros e dez autores de cada categoria de coletânea. Haverá, portanto, um total de 25 premiados.

Neste momento, o III Prêmio Ufes de Literatura encontra-se na etapa de avaliação das obras, a qual está sendo realizada por comissões julgadoras, compostas em sua maioria por professores universitários e escritores. 

O resultado preliminar do concurso será divulgado no dia 20 de novembro de 2015 por e-mail aos candidatos e também no site da Edufes e no portal da Ufes. Haverá prazo para recurso: do dia 20 ao dia 21 de novembro. O resultado final (após recursos) será publicado no dia 27 de novembro de 2015 e o lançamento dos livros está previsto para 10 de junho de 2016.