EDUFES | Livro sobre linguística será lançado nesta sexta-feira, 13 de julho · Novidades
EDUFES

Livro sobre linguística será lançado nesta sexta-feira, 13 de julho

O livro Linguística aplicada: ensino, pesquisa e reflexões, organizado pela professora Aurélia Leal Lima Lyrio, tem data e local de lançamento confirmados: dia 13 de julho de 2018 (sexta-feira), às 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória. A obra é uma coletânea de artigos de docentes de várias universidades e institutos federais que tratam da temática do ensino e da aprendizagem de línguas.

A ideia da organização de uma obra com trabalhos nessa área de conhecimento surgiu após a criação, em 2011, da linha de pesquisa em linguística aplicada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na Ufes. Desta forma, a obra ocupa-se, essencialmente, de questões de ensino e aprendizagem de línguas, assim como de pesquisas e reflexões nessa área.

Segundo Aurélia, aprender uma língua, tanto materna quanto estrangeira, é um processo fascinante, complexo e envolve um intrincado número de variáveis que interagem entre si. “Como professores, não temos total controle da infinidade de estudos nessa área, o que faz com que nossa tarefa seja árdua e desafiante. Ainda temos muito a aprender”, esclarece ela.

O livro, que tem 294 páginas, pode ser adquirido no evento do lançamento, na Livraria da Ufes e no site da Edufes por R$ 35,00. Um desconto de 20% é oferecido a quem optar por comprar na Livraria da Universidade. A versão digital pode ser baixada, gratuitamente, por meio do link http://www.edufes.ufes.br/items/show/477.

A organizadora

Aurélia Lyrio é doutora em Pragmática e Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes desde 1992, ela espera que sua obra possa ajudar na reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas. “Minha expectativa é que as questões discutidas nos artigos do livro possam iluminar a todos, contribuindo para o enriquecimento do nosso conhecimento desse universo tão encantador”, finaliza Aurélia.

Serviço:

Lançamento do livro Linguística aplicada: ensino, pesquisa e reflexões

Data: 13 de julho (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Biblioteca Pública Estadual (Avenida João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória – ES)


Texto: Adriana Damasceno