EDUFES | Edufes lança livro sobre famílias escravas · Novidades
EDUFES

Edufes lança livro sobre famílias escravas

A Editora da Ufes (Edufes) lançará, no dia 13 de setembro de 2018 (quinta-feira), o livro O nó e o ninho: estudo sobre a família escrava em Vitória, Espírito Santo, 1800-1871, de autoria de Patrícia Merlo, professora do Departamento de História da Universidade. O evento será realizado na Livraria da Ufes, às 16 horas, com entrada gratuita.

A obra trata das relações familiares entre cativos no Brasil, mais especificamente na comarca de Vitória, e destaca a estrutura dos negócios escravistas, a constituição das fortunas e o tráfico de escravos na região. Os textos são embasados em extensa documentação, que inclui inventários post mortem, testamentos e registros eclesiásticos. “A riqueza das fontes que reunimos ao longo do tempo foi ajudando a montar a trama para compreender melhor o cotidiano capixaba no século XIX e o papel da escravidão nessa sociedade”, explica Patrícia.

O nó e o ninho é resultado de uma década de pesquisa, que se estendeu da graduação ao doutorado da autora. “Ainda estávamos começando a conhecer as fontes da escravidão capixaba e a família cativa era uma possibilidade desconhecida aqui. Foi nesse contexto que acabei me encantando com a temática”, diz ela.

Segundo a autora, a obra tem como objetivo mostrar que existem outras possibilidades de se compreender a escravidão, além da oposição escravos x senhores: “A intenção é compor um cenário mais rico sobre o cotidiano dessas relações densas, afetivas e desiguais em sua essência”.

O lançamento da obra vai celebrar os 10 anos de defesa da tese da professora. “O livro coroa um período muito produtivo. Além disso, é uma oportunidade de reencontrar amigos, colaboradores e compartilhar informações ainda pouco conhecidas”, afirma ela. Para o evento, Patrícia vai organizar um coquetel para receber alunos, pesquisadores e demais interessados pela história do Espírito Santo e pelas tramas que conectam temáticas no transcurso da história brasileira no século XIX.

A autora

Patrícia Merlo possui graduação em História pela Ufes, mestrado na mesma área pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora da Ufes desde 2011, onde está vinculada à graduação de História e ao Programa de Pós-Graduação Stictu Sensu em História. Participa do laboratório “História, Poder e Linguagens”, na Ufes.

A autora possui 20 livros publicados, além de ter alguns capítulos em outras coletâneas. Sobre a obra O nó e o ninho, ela se diz privilegiada em poder publicá-lo pela Edufes. “Como ex-aluna e atual professora da Universidade, ter um livro numa editora do calibre da Edufes é o melhor cenário possível”, finaliza.

Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido na Livraria da Ufes e no site da Edufes (www.edufes.ufes.br), onde também estará disponível para download.

Texto: Adriana Damasceno