EDUFES | Professor da Ufes lança livro sobre artistas professores · Novidades
EDUFES

Professor da Ufes lança livro sobre artistas professores

Será lançado nesta terça-feira, 26 de junho de 2018, o livro A fala do artista professor: criação artística e ensino de arte, de autoria do professor Fernando Augusto dos Santos Neto, vinculado ao Centro de Artes da Universidade. Voltada principalmente para estudantes e professores de arte, a obra também atende ao público em geral que tenha interesse pelo tema. O evento vai acontecer às 19h30, no Shopping Via Cruzeiro Mall, em Vitória.

O livro é resultado de um projeto de pesquisa que o autor começou a desenvolver em 2007, mas somente a partir de 2014 a ideia da publicação foi colocada em prática. No livro, Fernando Augusto traz um estudo de nove artistas visuais que estão na Ufes ou tiveram passagem pela Instituição, ocupando o cargo de professor ao mesmo tempo que atuam (ou atuavam) como artistas em plena atividade no circuito. “Este trabalho cruza os discursos destes artistas, assim como seus métodos de ensino de arte, seguido de extensas entrevistas com cada um deles”, explica o autor. O tema percorre questões capazes de fazer o leitor refletir sobre o lugar do artista na Universidade.

O objetivo de Fernando ao produzir a obra é trazer a fala do artista que, no trabalho duplo de criar e ensinar, promove um processo reflexivo que lança luz sobre outras superfícies e se volta sobre seu próprio caminho, iluminando-o e produzindo novos conhecimentos. Os professores artistas estudados são Attilio Colnado, Hilal Sami Hilal, José Carlos Vilar, Joyce Brandão, Lincoln Guimarães, Mauro Lúcio Starling, Orlando Rosa Farya, Regina Rodrigues e Rogério Câmara.

O livro, que tem 272 páginas, será vendido na Livraria da Ufes e no site da Edufes, onde também é possível fazer o download gratuito.

Texto: Adriana Damasceno