EDUFES | Edufes disponibiliza livros digitais para download gratuito · Novidades
EDUFES

Edufes disponibiliza livros digitais para download gratuito

Chega a 50 no final deste mês o número de livros digitais gratuitos disponibilizados pela Editora da Ufes (Edufes). O projeto de digitalização das produções da Edufes começou a ser implementado a partir de 2012 e atualmente oferece 46 livros. As obras ficam depositadas no Repositório da Ufes e podem ser acessadas por meio de computador ou equipamentos móveis com internet.

Os livros digitais representam uma nova alternativa de divulgação das produções da Editora, a maior parte delas resultante de pesquisas científicas desenvolvidas por professores, técnicos e estudantes da Ufes. "Com a disponibilidade dos livros em formato digital, a Edufes dá mais um passo no mundo das novas tecnologias e amplia o acesso da sociedade aos seus conteúdos a partir de qualquer lugar e dispositivo com internet. A gratuitade é outro aspecto que facilita e democratiza a circulação das obras", destaca a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

O coordenador da Edufes, Washington Romão dos Santos, aponta outras vantagens da publicação de obras em formato digital: “A digitalização das obras aumenta sua visibilidade para um número cada vez maior de leitores. Além de popularizar a oferta de livros, é possível multiplicar os canais de divulgação e garantir um maior reconhecimento para o autor”.

Os autores interessados em publicar em formato digital as suas obras já lançadas pela Edufes podem procurar a Editora. Essas publicações exigem a assinatura de um outro contrato de cessão de direitos autorais, que se baseia na licença Criative Commons.

Onde acessar: www.edufes.ufes.br/ e http://repositorio.ufes.br/.

Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)


Matéria publicada em 27 de outubro de 2014, às 17h13, no Portal da Ufes.