EDUFES | Editora da Ufes lança livro sobre o feminino na obra de Ana Maria Machado · Novidades
EDUFES

Editora da Ufes lança livro sobre o feminino na obra de Ana Maria Machado

O livro O feminino em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado: o trançar de uma trajetória, de autoria de Lucinei Maria Bergami e editado pela Editora da Ufes (Edufes), será lançado quinta-feira, 21 de junho de 2018, na Livraria da Ufes, no campus de Goiabeiras, a partir das 10h, com entrada gratuita.

O livro é resultado da dissertação de mestrado de Lucinei, defendida na Ufes em 2015. Nela, a pesquisadora investiga o livro Bisa Bia, Bisa Bel, publicado pela primeira vez em 1982, e como sua autora, Ana Maria Machado, aborda questões relacionadas à mulher por meio de sua literatura. “Escolhi estudar a Ana Maria pela sutileza com que ela trata o feminino, um tema tão complexo e relevante”, explica Lucinei. A autora busca evidenciar a representação cultural do feminino em dado momento histórico e, consequentemente, as nuances transformadoras da mulher.

Em sua obra, Lucinei analisa Bia, Bel e Beta, as personagens femininas do livro de Ana Maria, e dialoga com textos do passado e da atualidade. Sua intenção é promover reflexões e estimular o leitor a fazer inferências a respeito do percurso dessas mulheres em distintos tempos. “Espero que o público se interesse pela obra e que ela possa ser útil aos possíveis leitores, em especial aos estudiosos de Ana Maria Machado”, ressalta Lucinei.

O feminino em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado: o trançar de uma trajetória será vendido por R$ 28,00. Após o lançamento, o livro continuará disponível na Livraria da Ufes, com 20% de desconto, e no site da Edufes, sem taxa de frete. A obra também pode ser baixada, gratuitamente, por meio do site www.edufes.ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno